sábado, 16 de agosto de 2008

Ajudinha


Olá Cursistas

Hoje postei um entrevista com o Profº José Manuel Moran no Caldeirão de Idéias intitulada Aprendizagem significativa. Lá vocês terão muitos subsídios para a apresentação.

De uma lida mais profunda nos 2 últimos tópicos da entrevista, lá está a proposta do curso.

Esclarecedor.

Abraços

Robson Freire

2 comentários:

José Luiz disse...

Então, Colegas!
O professor Moran é um desbravador das TIC. Ele tem absoluta razão em dizer que "A escola precisa re-aprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora. A escola é previsível demais, burocrática demais, pouco estimulante para os bons professores e alunos." Acho, contudo que a inovação também é uma questão curricular. Nossos currículos são como, desculpe a comparação, o nosso Código Penal: muito velho para servir a uma sociedade que se urbanizou rápida e inexoravelmente. Imagine que nossos currículos ainda tentam "ensinar" a nossos alunos coisas absolutamente fora de propósito, defasadas e paradoxais. Na verdade, os currículos foram criados de cima para baixo a fim de atenderem à universidade. Eles precisam ser reconstruídos ouvindo a base, o "chão da fábrica". Ou fazemos assim ou continuaremos, por exemplo, a ter faculdades de medicina - como a da UNIG - tirando 1 por anos consecutivos na prova do Enad.

Um abraço em todos e em todas.

José Luiz disse...

Aliás, sobre a questão das faculdades de medicina com 1 no Enad, sugiro que leiam meu artigo no endereço... http://professorzeluiz.blogspot.com/search/label/Faculdades%20de%20Medicina