quarta-feira, 9 de julho de 2008

Wikis gratuitas e sem anúncios para fins educacionais

Quando queremos aplicar uma Wiki para ambientes educacionais, quais os requisitos necessários para aplicar essa tarefa? Além de saber aplicara a metodologia correta, precisamos da própria Wiki. Uma opção para escolas, instituições ou empresas com mais poder aquisitivo e pessoal de suporte, seria instalar a sua própria Wiki em um servidor próprio. Assim seria possível personalizar a interface, trabalhar o desempenho da Wiki e outros aspectos técnicos.

Qual a outra opção? Usar um serviço gratuito de Wikis, que já estão incorporados nos serviços de escritório gratuitos com o a Zoho Wiki. Além da Zoho, existe outro serviço que gosto muito chamado Wetpaint, que disponibiliza também Wikis gratuitas. A desvantagem do Wetpaint em relação às outras Wikis? No serviço gratuito, as páginas das Wikis exibiam anúncios publicitários.

Wetpaint - Wikis

Mas agora isso mudou, para os projetos de colaboração online que envolvem educação, o wetpaint está oferecendo Wikis gratuitas, sem a exibição de anúncios! Essa é mais uma opção para quem quer usar Wikis em sala de aula, ou na educação à distância. Eles ainda disponibilizam um guia, com várias dicas sobre como usar os recursos da Wiki em aulas. Um aspecto interessante em relação ao wetpaint é que existem muitos estudos de caso, possíveis de se fazer com a base de Wikis em uso que eles possuem. Aparentemente o serviço é muito popular nas salas de aula americanas, sendo usado por vários professores para passar conteúdos.

Para poder se beneficiar desse tipo de sistema, é necessário preencher um cadastro especial, informando os dados do professor responsável, nome da instituição e uma descrição de como a Wiki é utilizada nas suas aulas. O texto precisa ser redigido em inglês.

Depois de aprovado o cadastro, é só montar a sua Wiki e convidar os alunos a participar com o acesso aos conteúdos. Para ainda não está preparado para soluções mais sofisticadas, como o Moodle, essa é uma ótima maneira de começar a usar recursos tecnológicos na educação. As Wikis nada mais são que páginas de texto, editadas por várias pessoas, o seu uso é simples, mas a metodologia de aula precisa ser adaptada para envolver o seu uso, de maneira eficiente.

Mesmo que você não aplice imediatamente as Wikis, vale a pena fazer ao menos um teste. Quem sabe no próximo semestre?

Fonte: http://www.colaborativo.org/blog/2007/11/28/wikis-gratuitas-e-sem-anuncios-para-fins-educacionais/

1 comentários:

José Luiz disse...

Olá, pessoal!
Estive refletindo em como os ambientes colaborativos vêm revolucionando a educação. Uma WIKI, por exemplo, onde os alunos podem postar textos diversos, intervir, rebater, acrescentar, suprimir, emendar etc. é o ápice do processo educacional. É como se o professor, abrindo mão de sua secular posição de dono dos rumos do ensino e da aprendizagem, publicizasse um plano educacional, ou melhor, um mapa conceitual capaz de estimular seus alunos à aprendizagem consciente e não apenas consentida como se dá na escola tradicional até aqui. Poder-se-ia dizer, que os ambientes colaborativos são - para usar um termo mais consensual - a DEMOCRATIZAÇÃO do saber. Eu, entretanto, continuo preferindo a palavra SOCIALIZAÇÃO, porque ao dizer que estamos democratizando "emprenhamo-nos" de um espírito de proprietário que resolve conceder algo que possui a favor de outros. É preciso nos lembrar sempre de que esse status quo, essa escola 2.0, é uma construção sociologizada, uma revolução, luta e conquista seculares cujos atores não tiveram papéis razoavelmente claros ou definidos nem se moveram ao acaso das coisas, mas à força da necessidade: essa demanda irreprimível. Acho mesmo que essa é a uma outra Revolução dos Bichos (ORWELL), pelo menos em seus princípios.

Forte abraço em todos e em todas.