Quando queremos aplicar uma Wiki para ambientes educacionais, quais os requisitos necessários para aplicar essa tarefa? Além de saber aplicara a metodologia correta, precisamos da própria Wiki. Uma opção para escolas, instituições ou empresas com mais poder aquisitivo e pessoal de suporte, seria instalar a sua própria Wiki em um servidor próprio. Assim seria possível personalizar a interface, trabalhar o desempenho da Wiki e outros aspectos técnicos.
Qual a outra opção? Usar um serviço gratuito de Wikis, que já estão incorporados nos serviços de escritório gratuitos com o a Zoho Wiki. Além da Zoho, existe outro serviço que gosto muito chamado Wetpaint, que disponibiliza também Wikis gratuitas. A desvantagem do Wetpaint em relação às outras Wikis? No serviço gratuito, as páginas das Wikis exibiam anúncios publicitários.
Mas agora isso mudou, para os projetos de colaboração online que envolvem educação, o wetpaint está oferecendo Wikis gratuitas, sem a exibição de anúncios! Essa é mais uma opção para quem quer usar Wikis em sala de aula, ou na educação à distância. Eles ainda disponibilizam um guia, com várias dicas sobre como usar os recursos da Wiki em aulas. Um aspecto interessante em relação ao wetpaint é que existem muitos estudos de caso, possíveis de se fazer com a base de Wikis em uso que eles possuem. Aparentemente o serviço é muito popular nas salas de aula americanas, sendo usado por vários professores para passar conteúdos.
Para poder se beneficiar desse tipo de sistema, é necessário preencher um cadastro especial, informando os dados do professor responsável, nome da instituição e uma descrição de como a Wiki é utilizada nas suas aulas. O texto precisa ser redigido em inglês.
Depois de aprovado o cadastro, é só montar a sua Wiki e convidar os alunos a participar com o acesso aos conteúdos. Para ainda não está preparado para soluções mais sofisticadas, como o Moodle, essa é uma ótima maneira de começar a usar recursos tecnológicos na educação. As Wikis nada mais são que páginas de texto, editadas por várias pessoas, o seu uso é simples, mas a metodologia de aula precisa ser adaptada para envolver o seu uso, de maneira eficiente.
Mesmo que você não aplice imediatamente as Wikis, vale a pena fazer ao menos um teste. Quem sabe no próximo semestre?
Fonte: http://www.colaborativo.org/blog/2007/11/28/wikis-gratuitas-e-sem-anuncios-para-fins-educacionais/
1 comentários:
Olá, pessoal!
Estive refletindo em como os ambientes colaborativos vêm revolucionando a educação. Uma WIKI, por exemplo, onde os alunos podem postar textos diversos, intervir, rebater, acrescentar, suprimir, emendar etc. é o ápice do processo educacional. É como se o professor, abrindo mão de sua secular posição de dono dos rumos do ensino e da aprendizagem, publicizasse um plano educacional, ou melhor, um mapa conceitual capaz de estimular seus alunos à aprendizagem consciente e não apenas consentida como se dá na escola tradicional até aqui. Poder-se-ia dizer, que os ambientes colaborativos são - para usar um termo mais consensual - a DEMOCRATIZAÇÃO do saber. Eu, entretanto, continuo preferindo a palavra SOCIALIZAÇÃO, porque ao dizer que estamos democratizando "emprenhamo-nos" de um espírito de proprietário que resolve conceder algo que possui a favor de outros. É preciso nos lembrar sempre de que esse status quo, essa escola 2.0, é uma construção sociologizada, uma revolução, luta e conquista seculares cujos atores não tiveram papéis razoavelmente claros ou definidos nem se moveram ao acaso das coisas, mas à força da necessidade: essa demanda irreprimível. Acho mesmo que essa é a uma outra Revolução dos Bichos (ORWELL), pelo menos em seus princípios.
Forte abraço em todos e em todas.
Postar um comentário