terça-feira, 24 de junho de 2008

Quem nunca passou por algo assim que atire a primeira pedra

Essa semana me vi às voltas com a tecnologia. Meus alunos foram apresentar um trabalho que fizeram sobre o lixo para algumas turmas. Eles precisavam usar o data show. Que bom, os alunos estão usando os recursos tecnológicos que a escola dispõe! Agendei o uso do data show na semana anterior para evitar imprevistos.

Chegou o dia. Na hora o data show não funcionou no meu lap-top, aquele que recebemos do governo porque, pelo que me disseram,havia sido desconfigurado.
Então, o recurso foi levar um computador para a sala de aula e conectá-lo no data show. Para isto dependi de ajuda de várias pessoas, inclusive da OT.

Falando assim parece tudo tão simples, mas o estress foi grande. Tentar ligar no lap-top e não dar certo; depender de outros para montar a aparelhagem; sair da sala de aula para tentar resolver esses problemas; ficar apreensiva se tudo vai funcionar; ver nos rostos dos alunos a frustração antecipada de um trabalho que deu trabalho para fazer correndo o risco de não ser apresentado e avaliado; trazer turma e levar turma porque a aparelhagem não podia ir de sala em sala... Ufa! Que estress! Mas valeu a pena. Os alunos apresentaram um excelente trabalho com vários recursos do power point.

Que bom! Final feliz!

Com esse episódio tirei uma lição para mim. Preciso aprender a usar melhor a tecnologia que está ao meu alcance.

Postado por: Adriana

1 comentários:

José Luiz disse...

Pois é, Adriana! a gente costuma dizer que tudo termina bem quando começa bem. Vi que você tomou todos os cuidados para que tudo desse certo. Agendou o datashow etc. Mas precisamos sempre nos lembrar de que estamos na escola: reduto do atraso tecnológico e da resistência à inovação pedagógica. E é exatamente isso o que acontece em nossas Unidades Escolares. Porque estamos caminhando muito rapidamente, fazendo cursos, nos dedicando a conhecer as TIC e implementando-as em nosso fazer pedagógico encontramos RESISTÊNCIA. Tenhamos paciência, pois a razão e a persistência vencerão o mesmismo e a incompetência.

Um grande abraço high tech.