quinta-feira, 5 de junho de 2008

Metodologia ou Tecnologia

Olá Cursistas,

Hoje assistimos a esse vídeo em nossa aula, que fala sobre educação muito legal, e me fez refletir sobre a educação do nosso país, cada dia mais cresce o uso da tecnologia tanto nas escolas como em casa, isso com certeza é um sinal de progresso, mas será que as pessoas que tem acesso a essa tecnologia estão sabendo aproveitar o que ela oferece de melhor para nós?

O vídeo abaixo faz uma ilustração sobre a tecnologia na sala de aula, não adianta a sala estar toda equipada se a metodologia de ensino não muda.

Você acredita que sua pratica pedagógica é eficiente?

A mesma coisa acontece com as pessoas que possuem acesso à tecnologia em casa, no trabalho, entre outros, de nada vai valer esse acesso se não souber aproveitar o que ele pode oferecer na formação educacional do cidadão, que com certeza pode ajudar muito.

Mas que quero chamar a atenção é que internet está presente nas novas gerações, eles tem um mundo de informação para descobrir, eles estão construindo seus conhecimentos, eles estão interagindo entre si, já está na hora de você transformar seus conteúdos, ou melhor, essa informação em conhecimento.

A tecnologia faz mágica na educação?

Reflitam sobre isso e bom vídeo para vocês!



Abraços

Robson Freire

9 comentários:

José Luiz disse...

Ninguém põe remendo novo em roupa velha, porque o remendo de pano novo, contraindo-se, arrancaria parte da roupa velha, e ficaria pior o rasgão.", conforme Mt. 9: 16-17.

Pois é, Colegas!
A despeito de a evolução não poder parar a fim de esperar as melhores ou ideais condições para sua plena implantação, é mister reconhecer que a Escola - que continua sendo o lugar da superação - é, talvez, o último reduto do conservadorismo metodológico, salvo iniciativas isoladas aqui e alhures, que acabam por confirmar esta minha premissa.
Independentemente do uso das TIC no contexto pedagógico, a Formação de Professores há muito se defasou em relação à evolução social. Poderíamos dizer que a Escola, por isso, já não consegue manter o diálogo com sua clientela.
Mas a formação por si só não pode ser inteiramente responsabilizada por essa defasagem. Não se pode esquecer da Formação em serviço, é claro. A Formação não esgota jamais as necessidades de conhecimento e práticas que o dia-a-dia, a realidade, o chão da fábrica exigem.
Em sua sabedoria, Jesus nos antecipa o resultado de insistirmos em remendar a roupa velha com um pano novo. Em nosso caso, ou o pano velho se torna novo - não sei, não imagino, não tenho idéia de como fazer isso - ou então novos panos precisam ser colocados em cena ainda que respeitado um razoável período de transição.
A Escola Nova que queremos, que se exige não se fará com pessoas velhas - do ponto de vista metodológico, é claro. E aí, somente um conjunto de medidas e ações poderiam começar a acertar o passo da Educação: Formação, Valorização do Profissional, Melhores Condições de Trabalho etc.

Fabiana disse...

Oi colegas,
Acredito que minha prática pedagógica não anda tão eficiente, apesar de não estar em sala de aula, mas dirijo uma escola onde também oriento minhas professoras no que for preciso e é aí que me baseio para avaliar minha prática pedagógica e sinto falta de um aprendizado maior na área tecnológica para assim poder inovar o aprendizado de nossos alunos e é com base nisto que ando buscando inovar e aprender a cada dia, buscando novas técnicas para uma boa e eficiente educação.
No meu entender a tecnologia faz mágica na educação sim, mas o educador é parte fundamental para isto, pois a tecnologia sozinha não faz milagres é preciso que o educador inove seus conhecimentos e faça um bom e atual planejamento usando como ferramenta a tecnologia aí sim o resultado será uma mágica.

maria das graças disse...

a minha prática pedagógica está muito a desejar com o mundo de hoje,pois a tecnologia está andando de passos largos e quem naõ se aprimorar vai ficar para tras e a educação cada vez mais devagar,temos que nos aprofundar em nossos conhecimentos pois a educação está se transformando a cada dia e a tecnologia está aí.

Edson Vander da Silva Madeira disse...

Olá ammigos,
A prática pedagógica usada nas escolas precisa ser melhorada, mas as vezes a falta de recursos nos leva a usar ainda estes métodos.
Para haver uma transformação na educação precisamos aprender a planejar nossas aulas usando como recurso a sala de informática. Mas a tecnologia só não faz mágica, esta transformação só vai melhorar a educação se mudarmos a nossa forma de ensinar.
Segundo o filme, houve uma transformação na sala de aula, mas a professora não mudou seu método de ensino. Dessa forma a tecnologia utilizada pela professora não foi adequada, pois mesmo com a sala de aula informatizada ela não mudou sua forma de ensinar.

Carla de Sá Silva Rezende disse...

Oi colegas,
A respeito da pratica pedagogica nós professores temos que querer e procurar mudar.
Não adianta aprender e ter toda a tecnologia nas mãos se não colocarmos em prática, como foi o caso da professora.
Temos que ser ousados e encarar o desafio da nova metodologia junto com a tecnologia.
E por que não usar a tecnologia para fazer ou tentar fazer uma grande mágica na educação?

José Luiz disse...

Acho da maior importância o que foi dito pela nossa colega Maria das Graças: a minha prática pedagógica está muito a desejar com o mundo de hoje; pois, este é o começo de tudo. Se nossos professores e professores se dispusessem a rever suas práticas, a confessarem suas dificuldades frente a seus "Rafinhas" e se dispusessem, como nós por aqui, a conhecer as TIC bastaria para MUDAR a Educação no Brasil.
Abraços...

Ana Cristina Pereira Costa disse...

Olá colegas!
A tecnologia só poderá fazer mágica na educação se for utilizada da maneira ideal. De nada adianta uma escola informatizada se não dispusermos de pessoas aptas a gerenciar essa tecnologia em prol de uma aprendizagem dinâmica, tanto desejada por nossos alunos.
Se o professor não se esforçar uma pouco mais para se integrar ao mundo tecnológico e aprimorar de fato sua metodologia, a escola vai se tornar cada vez mais desinteressante para os alunos, que estão a cada dia mais sedentos e prontos para o mundo digital.

Carlos Augusto da Silva disse...

Analisando o vídeo metodologia ou tecnologia, observamos que é necessário novos métodos para se adequar à tecnologia, por isso a prática pedagógica não eficiente, pois falta esta integração.
Muitas pessoas têm acesso à tecnologia em diversos lugares, mas nem todas sabem tirar aproveito destas oportunidades, porque têm pouco conhecimento de informática.
As novas gerações que estarão chegando, terão muito mais conhecimentos, pois o mundo digitalizado já é uma realidade.
Não é uma questão de mágica da tecnologia na educação, mas o emprego de metodologias de acordo com os avanços tecnológicos, para que tecnologia e metodologia andem juntas rumo ao sucesso da escola nova.

Jorge Luís Fernandes de Campos. disse...

Será que as pessoas que tem acesso a essa tecnologia estão sabendo aproveitar o que ela oferece de melhor para nós?

A questão é que as vezes os professores e os coordenadores acadêmicos se relutam e fazem de um bicho de sete cabeças, é muito complicado e eles não ousam nem pensar e utilizar o novo método de transferir conteúdo (Ensino), e começam complicar a formação dos alunos ou formar um aluno sem estar ligado a novas informações e nem ficarem sabendo que existe essas novas informações (maneira dinâmica de interação e versatilidade de estudo; ensino e capacitação); tornando os pequenos alunos de até educação infantil, formados na velha metodologia e no velho método tradicionalista de transmitir os ensinamentos do Professor (“mestre”) para o “Aluno” e esse ao seu coleguinha do lado da sua carteira.