terça-feira, 24 de junho de 2008

Reflexões sobre a Informática na Escola de Educação Infantil

Nos dias atuais em quase todas as Escolas de Educação Infantil já se instituiu o uso do computador. Anúncios são feitos apregoando sua utilização como um diferencial para que os pais de crianças na faixa etária de 2 a 6 anos sintam-se maravilhados ante a perspectiva de seus filhos entrarem na Era da Computação desde pequeninos. Muitas vezes as mantenedoras das escolas vêem-se na contingência de implantar a computação a qualquer custo para sobreviver à concorrência, e acabam por fazê-lo, as vezes sem clareza de seus objetivos, sem professores capacitados, sem infra estrutura adequada. Ou ainda acabam utilizando o serviço de terceiros, que dispõem da infra estrutura e do conhecimento da informática, mas pouco conhecem do processo de aprendizado das crianças desta faixa de idade.


Somos contra o uso do computador na Escola de Educação Infantil?

É claro que não! MAS... [Picture] Vamos parar e refletir

O desenvolvimento da criança é um processo equilibrado no qual o crescimento intelectual está intimamente vinculado ao crescimento dos aspectos afetivos e sociais, que em hipótese alguma podem ser colocados em segundo plano, pela ênfase dada a aspectos estritamente cognitivos ou até mecanicistas. Infelizmente o que vemos em muitas escolas, ditas de educação infantil, é a criança na "aula de computação" colorindo desenhos prontos na tela como os antigos mimeografados, utilizando joguinhos que a punem quando não acerta alguma atividade em um determinado número de vezes, deixando-a por exemplo, sem saber o fim da estória; repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem o controle motor necessário, dado o seu estágio de desenvolvimento. Enfim, até tentando ser adestrada para aprender "computação", como um fim em si mesmo, sem nenhum relacionamento com outras atividades realizadas na escola.

Será que nesta idade a criança precisa aprender computação nestes termos?
[Picture]

Como aprender ?

Quando a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de educação infantil.

Autor: Vera Lúcia Camara F. Zacharias é mestra em educação, pedagoga, diretora de escola aposentada, com vasta experiência na área educacional em geral, e, em especial na implantação de Cursos Técnicos de Nível Médio e pós-médio, assessoria e capacitação de profissionais para a utilização de novas tecnologias aplicadas à educação e alfabetização.
Fonte: http://centrorefeducacional.pro.br/refletir.html

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Fabiana! este é um assunto da maior delicadeza. Mas para resumir o que penso disso, digo que a criança pode usar o computador da mesma maneira que os outros objetos, como: lápis, livros, folhas soltas, tesoura, massa de moldar etc. Pode ser até que esses materiais tradicionais, em determinadas circunstâncias, chamem mais sua atenção que o computador, pois este estará presente, quase sempre, em sua casa e aqueles serão cada vez mais raros.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Olá, Fabiana. Tenho trabalhado informática com uma classe de alfabetização e os alunos têm desenvolvido bem. Trabalho jogos que desenvolvem a percepção, a memorização e outros. Para mim o computador pode acrescentar no aprendizado,no caso citado, de forma divertida, principalmente se tiver a participação dos pais.
Encontrei alguns site com jogos educativos muito legais. As crianças estão aprendendo e divertindo ao mesmo tempo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Adriana, será que você poderia me passar esse site ?
Desde ja muito obrigado!
Bjos