Nos dias atuais em quase todas as Escolas de Educação Infantil já se instituiu o uso do computador. Anúncios são feitos apregoando sua utilização como um diferencial para que os pais de crianças na faixa etária de 2 a 6 anos sintam-se maravilhados ante a perspectiva de seus filhos entrarem na Era da Computação desde pequeninos. Muitas vezes as mantenedoras das escolas vêem-se na contingência de implantar a computação a qualquer custo para sobreviver à concorrência, e acabam por fazê-lo, as vezes sem clareza de seus objetivos, sem professores capacitados, sem infra estrutura adequada. Ou ainda acabam utilizando o serviço de terceiros, que dispõem da infra estrutura e do conhecimento da informática, mas pouco conhecem do processo de aprendizado das crianças desta faixa de idade.
Somos contra o uso do computador na Escola de Educação Infantil?
É claro que não! MAS... Vamos parar e refletir
- O desenvolvimento da criança é um processo equilibrado no qual o crescimento intelectual está intimamente vinculado ao crescimento dos aspectos afetivos e sociais, que em hipótese alguma podem ser colocados em segundo plano, pela ênfase dada a aspectos estritamente cognitivos ou até mecanicistas. Infelizmente o que vemos em muitas escolas, ditas de educação infantil, é a criança na "aula de computação" colorindo desenhos prontos na tela como os antigos mimeografados, utilizando joguinhos que a punem quando não acerta alguma atividade em um determinado número de vezes, deixando-a por exemplo, sem saber o fim da estória; repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem o controle motor necessário, dado o seu estágio de desenvolvimento. Enfim, até tentando ser adestrada para aprender "computação", como um fim em si mesmo, sem nenhum relacionamento com outras atividades realizadas na escola.
- Será que nesta idade a criança precisa aprender computação nestes termos?
Como aprender ?
Quando a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de educação infantil.
Fonte: http://centrorefeducacional.pro.br/refletir.html
3 comentários:
Olá, Fabiana! este é um assunto da maior delicadeza. Mas para resumir o que penso disso, digo que a criança pode usar o computador da mesma maneira que os outros objetos, como: lápis, livros, folhas soltas, tesoura, massa de moldar etc. Pode ser até que esses materiais tradicionais, em determinadas circunstâncias, chamem mais sua atenção que o computador, pois este estará presente, quase sempre, em sua casa e aqueles serão cada vez mais raros.
Um grande abraço.
Olá, Fabiana. Tenho trabalhado informática com uma classe de alfabetização e os alunos têm desenvolvido bem. Trabalho jogos que desenvolvem a percepção, a memorização e outros. Para mim o computador pode acrescentar no aprendizado,no caso citado, de forma divertida, principalmente se tiver a participação dos pais.
Encontrei alguns site com jogos educativos muito legais. As crianças estão aprendendo e divertindo ao mesmo tempo.
Um abraço.
Olá Adriana, será que você poderia me passar esse site ?
Desde ja muito obrigado!
Bjos
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